Informações...

Acessa Escola


ACESSA ESCOLA


Programa Acessa Escola tem como missão estruturar e facilitar o uso dos laboratórios de informatica das escolas estaduais. O programa surgiu da necessidade dos computadores já instalados nas escolas serem efetivamente usados pela comunidade escolar e assim promover a inclusão digital.

Para tanto o Acessa Escola começa contando com os seguintes recursos:
  1. Sala de Internet com computadores conectados a banda larga e mobiliário adequado constituindo um ambiente cuidado e preparado para receber seus usuários.
  2. Suporte técnico para realizar a manutenção constante dos equipamentos.
  3. Estagiários preparados continuamente para garantir um atendimento com a qualidade e inspirador aos usuários, facilitando o uso da internet, dos recursos de produção de conteúdo e atividades online e o entendimento de como esses recursos podem ser úteis no dia a dia.

Os principais objetivos do Programa são:
  • Universalizar as atividades de inclusão digital, otimizando os usos dos recursos da internet aos alunos, professores e servidores, nos períodos de funcionamento das escolas;
  • Promover a criação e o fortalecimento de uma rede de colaboração e de troca de informações e conhecimentos entre professores e alunos da própria escola, e entre os de outras unidades, de modo a contribuir com a produção de novos conteúdos;
  • Promover e estimular as ações de protagonismo, vivenciadas pelos alunos do ensino médio, voltadas à área de Tecnologia da Informação e da Comunicação - TIC;
  • Disponibilizar à comunidade escolar os recursos do ambiente web, criado pelo programa.

Como funciona o Acessa Escola
A sala de internet é um espaço de aprendizado a partir de troca de experiências, onde alunos, professores e funcionários possam navegar na internet e assim aprender a usar um computador, realizar pesquisas e aproveitar todas as oportunidades que a rede de computadores possa oferecer.
Os usuários podem aprender coisas novas com outros usuários, estagiários, professores, funcionários, etc.
Os computadores são de uso livre e gratuito. Os alunos podem acessar fora do horário de aula ou acompanhados pelos professores durante as aulas. Todos podem utilizar o computador por trinta minutos e ao final do tempo podem retornar ao final da fila para acessar novamente por mais meia hora.
A sala de internet conta com computadores e conexão banda larga com a internet. Cada sala contará com 1 ou 2 estagiários por turno para atender aos usuários. Os estagiários estão devidamente preparados para administrar a sala e, principalmente, atender aos usuários tirando dúvidas, sugerindo sites interessantes, auxiliando professores a desenvolver atividades especiais etc.
Os estagiários são o principal contato com os usuários.
O papel dos estagiários é muito importante, pois o sucesso da Sala de Internet depende do seu preparo e comprometimento para prestar um atendimento de qualidade aos usuários.
Além dos estagiários, o envolvimento da Diretoria da Escola, dos professores e da Diretoria de Ensino também é fundamental para o sucesso do Programa.

Possibilidades que o Programa Acessa Escola Oferece:
  • Acesso livre ao conhecimento e ás informações disponíveis na internet
  • Estímulo à pesquisa
  • Novas possibilidades de aprendizagem
  • Estímulo ao compartilhamento de idéias e produções em diferentes redes sociais
  • Ampliação de repertório

    Os usuários do Programa

    A razão principal do Programa Acessa Escola são seus usuários.
    É objetivo maior do Programa garantir a eles a oportunidade de navegar pela internet, aprender a utilizar o computador, ter acesso ao uso das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação para produção de conhecimentos.

    Os usuários principais são alunos, professores e funcionários da escola onde a Sala de Internet está instalada. Demais pessoas poderão acessar aos finais de semana, desde que participem do Programa Escola da Familia.

    Cabe ao usuário a correta utilização das salas, de maneira que as normas de uso sejam respeitadas para que todos tenham plenas condições de utilizar os equipamentos.

    O acesso é gratuito.

    Menores de 18 anos devem entregar o Termo de Adesão devidamente assinado pelos responsáveis legais e autorizado pela Direção da escola para se cadastrar e utilizar a internet.



    Idosos, gestantes e deficientes físicos 
    têm atendimento preferencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...